O Blog

Esse espaço foi criado pensando em cada um de vocês. Um espaço onde podemos interagir, trocar idéias, reflexões; um espaço de comunicação e interatividade entre nós, Jovens da Regional 4! Mais sobre o blog »

Jesus, a razão da nossa alegria!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit Featured Work

Em breve

RSS Feed Twitter Facebook

Inscrever email

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Quais os 5 Princípios Bíblicos para o Namoro?

Cinco Princípios para o Namoro 1. Princípio de plantar e colher
Lembrete: polegar.

Faz-se os buracos com o polegar para se plantar sementes de ameixa.

"Nasceu um monte de ameixeiras!!! Mas por que? Eu odeio ameixas! Tinha esperança de que nascessem maçãs!... mas plantei ameixas."

Quando se fala em uma semente, deve-se hoje mesmo imaginar a árvore e seus frutos - as conseqüências. Raciocine e seja prudente. Seja sábio!

Se eu fumar, terei como conseqüências câncer, tuberculose, dentes escuros, mau hálito.

Pessoas que dizem "posso namorar uma pessoa não cristã" são pessoas que não vêem o quadro todo, com suas conseqüências no futuro.

Tudo que eu faço no namoro trará conseqüência, dará frutos, cedo ou tarde.

2. Princípio do fogão
Lembrete: dedo indicador.

Fico usando o indicador para colocar a mão no forno à lenha quente.

"Ah! Eu sou mais esperto que os outros! Todo mundo põe a mão na chapa e se queima. Eu vou provar que não me queimarei!"

"Coloco saliva no dedo, e... psst! Viu? Não me queimei! Mais um pouco de saliva, e... psst! Viu só? Há! Não me queimei! Olha!!! psst!... psst!... psst!... Não queimou, não queimou!!! Olha! psssst! Aaaiiii! Auuu, me queimei, me queimei..."

Há dois tipos de pessoas: as que vêem os outros se queimarem e pensam "se eu fizer isto, também vou me queimar" e as que pensam que são mais fortes e inteligentes que os outros, e acham que nunca o que aconteceu aos outros poderá acontecer com ela.

As primeiras aprendem com os que se queimaram. As outras são prepotentes. Não dão valor a conselhos (mesmo bíblicos, como Pv.6:25, 27-28) e acham que errar de vez em quando não é tão grave: não viciará nem trará conseqüências e, afinal, "eu tenho o controle da situação" - até o dia de não o terem...

Se eu nunca namorar uma pessoa não cristã terei quase certeza de que não me casarei com uma pessoa não cristã.

3. Princípio do central
Lembrete: dedo central.

O maior dos dedos, que está no centro, é o dedo central. O primeiro dedo a tocar é este.

"Estamos fazendo algo juntos para Cristo?"

"Quem é o centro da nossa vida e dos nossos relacionamentos?" Se sou cristão e tenho um namoro cristão, então estou afirmando que ele é o centro de minha vida e do meu namoro.

"Amo mais a Cristo ou a minha mãe?" Se minha mãe estivesse na nossa frente quando estamos sozinhos (nos amassando, por exemplo), eu me envergonharia? Mas Jesus sempre está comigo!

Jesus deve estar sempre entre nós. Não peça licença para Ele em hipótese alguma!

Lembre-se do primeiro dedo a tocar: que seus toques sejam santos.

4. Princípio da aliança
Lembrete: dedo do anel, da aliança do casamento.

Sinceramente, só saberei se casarei com a pessoa que está ao meu lado quando estiver casado. Portanto, o que temos feito juntos?

Levarei para o casamento as conseqüências de tudo o que fiz antes dele, sozinho ou com outras pessoas.

5. Princípio do rebaixamento
Lembrete: dedo mindinho.

Não rebaixe os seus padrões de namoro. Estabeleça padrões e não os viole. Planeje com antecedência o que vai e o que não vai fazer no namoro. Saiba com quem vai e com quem não vai namorar.

Se decidir não estabelecer padrões de namoro, o que fazer quando alguém não temente a Deus te convidar a fazer coisas ou ir a lugares impróprios? Não pensarei: "Na igreja ninguém se interessa por mim... aquele rapaz não é da igreja mas tá tão afim de mim... me convidou para sair... vou namorar com ele!"

Se estabeleço padrões, nem esquento a cabeça: a resposta já está determinada! E Deus honrará minha atitude!

Elevar meus padrões não é a chave para conseguir namorados, mas para conseguir-se um conjugue melhor.

Alguns padrões para o namoro

Início do namoro

Exemplos: "Eu quero conhecer a pessoa por ___ meses/anos antes de namorarmos."; "Eu não vou deixar que ninguém pegue na minha mão ou me abrace antes que me namore."

"E se meu companheiro começar a fazer algo que está fora dos padrões que defini?" Diga "não" imediatamente e exponha seus padrões! Não fique pensando! Se você cortar na hora, vai funcionar, mas se você disser depois de 3 quadras para ele largar de sua mão...

Isso chama-se respeito. Adquire-se alto nível de respeito com estas atitudes. Por exemplo, se vocês estão andando lado a lado, e o rapaz começa a esbarrar a mão dele na sua ("ai, a mão dele é tão forte! Tão cheia de pêlos!!!") e enfim pega em sua mão, mas você delicadamente pede para que ele largue, ele nem arriscará abraçá-la!

Bobeira tudo isso nos nossos tempos?

DEFINA PADRÕES CLAROS E PRÁTICOS.

Coloque-os diante de Deus e você terá então a prova de como Ele te honrará com um excelente namorado e cônjuge! Ele é o mesmo ontem e hoje, sabe das suas necessidades e desejos. Confie nEle, afinal Ele te ama mais do que você possa imaginar, e quer o melhor para você! Ele sabe de coisas que você nem pode imaginar sobre você e seu companheiro! Sabe o que vai no coração de ambos!

Há muitos jovens que só querem namorar para poderem ter a emoção de beijar. Você poderá manter-se livre destes definindo padrões.



Rodrigo Messias - Líder de Jovens Jd Tamoio
www.rodrigomessias.blogspot.com

Um comentário:

About